NOTÍCIAS

...

‘CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO’ SE ENCERRA COM MAIS DE 1.130 PARTICIPANTES

Evento com palestras e painéis para a atualização e o aprimoramento teórico e prático voltados para a saúde e educação em relação ao sono

A necessidade de um boa noite de sono torna o ambiente para o aluno e professor bem mais confortáveis para ambos no processo de aprendizagem e crescimento. Esta foi a tônica presente também no segundo dia do CONGRESSO INTERNACIONAL. Com mais de 700 inscritos e cerca de 1.100 mil visualizações no canal do Sieeesp no YouTube, e com 16 palestrantes no total, em diversos temas voltados para a saúde do sono na educação.

E no último dia do congresso, o doutor e especialista em Neurociência, Eduardo Leite Ribeiro do Valle (Academia de Neurologia do Brasil e Portugal), falou sobre Sonolência excessiva na sala de aula. “O sono é um mecanismo fisiológico fundamental para o corpo e a mente. Qualquer alteração pode influenciar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo e quando temos algum distúrbio relacionado ao sono, com certeza refletirá na piora da qualidade do sono e na nossa saúde”, afirma o neurologista. Ele ainda diz que a dificuldade de concentração leva à lentidão do raciocínio, com claros prejuízos à capacidade de aprender e, principalmente, à memória, que precisa de uma noite bem-dormida para fixar as novas informações acessadas durante o dia.

 

Já a professora e doutora Milene Bertolini explicou os tipos de transtornos respiratórios que implicam na aprendizagem: "Apneia Obstrutiva do Sono em Crianças e Transtorno de Aprendizagem”. Respirar pela boca na infância é um hábito que pode trazer uma série de malefícios, entre eles baixo rendimento escolar e problemas de crescimento. Pode apresentar no processo de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Bem como a importância de diagnosticar um respirador bucal logo nos primeiros anos de vida. Para tanto, comentou sobre as características de uma criança ‎que respira pela boca, permitindo assim que psicopedagogos tenham condições de identificar tais casos em seus atendimentos e a partir daí analisar se a respiração pode ser uma das causas para as queixas de dificuldades de aprendizagem identificada. Com esses conhecimentos, o profissional terá condições de orientar melhor as famílias e as escolas na busca de um tratamento específico, bem como entender melhor as necessidades e dificuldades da criança em atendimento psicopedagógico.

 

Junto com a doutora Milene Bertolini, a doutora e otorrinolaringologista Jaqueline De Moraes Pereira os cuidados da Apneia Obstrutiva do Sono e Interferência desse Transtorno no Desempenho dos Professores. Com as principais causas sendo irritabilidade em sala de aula, piorar as funções cognitivas e risco de acidente automobilístico. A síndrome da apneia obstrutiva do sono é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em períodos de apneia com consequente sonolência diurna.

 

A professora e doutora Celia Regina da Silva Rocha falou sobre Sono e Depressão/Ansiedade em Adolescentes. Há cada vez mais evidências de que o sono na adolescência é importante para a saúde mental não só atual, mas também futura dos jovens. Assim, não é de se admirar que a insônia grave, ou distúrbios sérios de sono, estejam entre os sintomas mais comuns de depressão entre adolescentes, afirma a professora.

 

Já a doutora Gisele Albuquerque falou os riscos do Autismo e prejuízos da falta do sono. Noites mal dormidas podem exacerbar alguns sintomas do transtorno do espectro autista, gerando prejuízos para o equilíbrio emocional, comportamental, de humor e da função cognitiva. Os distúrbios de sono também estão associados a maiores déficits de comunicação, obesidade e aumento no risco da criança se machucar.

 

Na última roda de conversa da noite, o doutor e oftalmologista Odilon Trefiglio falou sobre a importância do Sono, saúde e educação, junto com outros doutores e especialista na área, como o endocrinologista Adriano Pinheiro de Lemos, a doutora Luciana Menezes Nogueira Martins, o professor Júlio César de Freitas e a professora e especialista Edimara de Lima. Falaramsobre a importância do sono e sua higiene.Entre as principais recomendações da higiene do sono, eles destacaram:

  1. Ter horários bem definidos para dormir e acordar, que devem ser seguidos mesmo em feriados e aos fins de semana;
  2. Não consumir bebidas estimulantes (cafeína, chocolate, bebidas alcoólicas, chá preto, chá verde e refrigerantes) pelo menos seis horas antes de dormir;
  3. Não comer alimentos muito pesados no jantar, além de evitar estimulantes como açúcares ou comidas picantes;
  4. Praticar exercícios físicos com regularidade, respeitando uma janela de pelo menos quatro horas antes do horário de ir dormir;
  5. Ficar longe de telas, como celulares, televisão e tablets, na cama pelo menos uma hora antes de dormir;
  6. Evitar cochilos durante o dia. Se não for possível, impedir que eles se estendam por mais de 45 minutos ou que aconteçam ao final do dia.

Além disso, os especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.

  1. Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.
  2. Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia.
  3. Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia.

“O sono é um componente essencial do desenvolvimento saudável e é necessário para a saúde física e mental”, finaliza a doutora Luciana Menezes.

 

No primeiro dia do evento foram discutidos os temas: O impacto da falta de sono nas pessoas com dislexia e TDAH, O impacto do sono na aprendizagem, O mau uso das tecnologias influencia negativamente nos sintomas do TDAH e desregula o sono e A importância de uma visão transdisciplinar no sono da mãe-bebe: da gravidez a primeira infância.

 

E se você perdeu alguma palestra do CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO, realização do Sieeesp em parceria com os institutos Dr. Marcio Ribeiro do Valle, Celia Godoy e o Dislexia TDAH Amor de Mãe, acesse o nosso canal do YouTube e assista ao evento na íntegra: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500