NOTÍCIAS

...

Escolas Particulares lançam manifesto pela valorização da vida e da escola

No Dia da Educação, FENEP e os 23 sindicatos associados defendem a paz no ambiente escolar e convocam a sociedade para participarem do Movimento #PazeVidanaEscola

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) e seus 23 sindicatos associados divulgam, nesta sexta-feira (28), Dia da Educação, o Manifesto pela Valorização da Vida e da Escola. O documento foi elaborado a partir de um comitê interno criado em março e reforça a importância da união da comunidade escolar, as famílias e toda a sociedade para garantir que as instituições de ensino sejam um lugar seguro e acolhedor para a convivência, a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

O presidente da FENEP, Bruno Eizerik, reforça a relevância de uma ação coordenada das escolas particulares de enfrentamento aos casos de violência. “Ao longo dos últimos anos, a educação foi perdendo relevância no debate dos governantes e das famílias. Com os recentes e trágicos acontecimentos, a educação está pedindo socorro e devemos nos unir para tratá-la como prioridade”, afirma. 

O manifesto identifica o papel da família, com o “resgate da autoridade” dos pais e responsáveis e promotores da formação de valores, a importância da capacitação dos professores para lidar com situações que alimentam a agressividade, como bullying e discriminação, e do poder estatal, com as rondas e o policiamento ao redor das escolas. 

Para as entidades, ações agressivas que geram mais violência não têm os resultados esperados de pacificação nas escolas. “O primeiro passo é a conscientização sobre o valor da vida e da escola. Ações e atitudes que resgatem uma educação que ensina a respeitar as diferenças, a ser empático e a resolver conflitos de forma pacífica”, informa o documento. 

O manifesto é o primeiro passo do Movimento #PazeVidanaEscola. O comitê criou um cronograma de atividades para que escolas privadas e públicas, que serão convidados a aderir ao movimento, vão realizar diversas ações em todo o País com o propósito de mobilizar e conscientizar todos os cidadãos para a importância da vida e a educação como ferramenta de transformação social. 

 

Confira a íntegra do Manifesto: 

Manifesto em prol da Vida e da Escola

A escola é um espaço sagrado, seguro e acolhedor para a convivência, aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. No entanto, os recentes acontecimentos de violência e ameaças ferem profundamente não só as vítimas, mas toda a sociedade. O resgate dessa premissa com mudanças significativas é urgente. 

Atualmente vivemos em meio a uma sociedade adoecida que merece atenção e cuidado.  A violência nas instituições de ensino é uma realidade preocupante e precisamos agir para reverter essa situação. Por isso, é crucial que a família se una à escola para criar um ambiente saudável e propício à aprendizagem, formando indivíduos mais conscientes, empáticos e respeitosos.

Afinal, é importante reforçar que a educação é uma atividade exercida em conjunto com as famílias. Em casa são ensinados valores e limites que formam as crianças e os adolescentes desde cedo. A família tem papel fundamental no combate à violência e é chegada a hora dos pais e responsáveis retomarem sua autoridade, reconhecendo que a educação começa em casa. 

As escolas particulares têm se empenhado em reforçar a segurança de suas estruturas e transmitir tranquilidade aos alunos, professores e funcionários. Não acreditamos que a violência será solucionada com profissionais armados dentro da escola, detectores de metais ou portas giratórias. Ainda assim, o policiamento e as rondas em torno das instalações são imprescindíveis. 

Além disso, acreditamos que é necessário investir na formação dos profissionais da educação, garantindo que estejam preparados para atender às demandas da sociedade atual, inclusive com as novas tecnologias e suas implicações dentro e fora da sala de aula. Eles devem estar capacitados para lidar com situações de violência, bullying e discriminação.

Precisamos agir nas causas da violência para realmente fazer a diferença. O primeiro passo é a conscientização sobre o valor da vida e da escola. Ações e atitudes que resgatem uma educação que ensina a respeitar as diferenças, a ser empático e a resolver conflitos de forma pacífica.

Com esse manifesto, a Federação das Escolas Particulares (FENEP) e os 23 sindicatos associados convocam a comunidade escolar, as famílias e toda a sociedade para o Movimento #PazeVidanaEscola. É chegada a hora de cada um contribuir para a paz nas escolas.  

Nos próximos meses, escolas privadas vão realizar diversas ações em todo o País com o propósito de mobilizar e conscientizar todos os cidadãos para a importância da vida e a educação como ferramenta de transformação social. 

Acesse também aqui.

 

Link da matéria: https://www.fenep.org.br/escolas-particulares-lancam-manifesto-pela-valorizacao-da-vida-e-da-escola/#:~:text=Manifesto%20em%20prol%20da%20Vida,v%C3%ADtimas%2C%20mas%20toda%20a%20sociedade.

 

Imagem: divulgação FENEP

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500