NOTÍCIAS

...

Sieeesp na Bett Brasil 2023

Primeiro dia do Congresso Bett Brasil

Por Juan Alejandro

A cidade de São Paulo recebe, entre hoje e até sexta-feira, a Bett Brasil, considerada o maior encontro de educação e tecnologia da América Latina, no Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo - SP). O evento recebe profissionais e especialistas dos setores de educação e cultura, entre outros assuntos.

Entre os principais temas a serem discutidos no Congresso da feira estão inteligência artificial, ChatGPT e metaverso, uso da tecnologia no ensino, reforma do Ensino Médio, inclusão e diversidade – sempre relacionados à Educação.

No primeiro dia do maior evento de educação, a coordenadora pedagógica Adriessa Santos, a diretora de Pós-Graduação Barbara Born e a docente e coordenadora de Pós-Graduação Elizabeth Sanada falaram sobre as Contribuições das neurociências e do desenvolvimento para autonomia estudantil.

Segundo a diretora Elizabeth Sanada, a neurociência não é um método, mas sim repensar nossas práticas, um olhar mais intencional para as nossas práticas.

Aula dada não é aula aprendida. "Nós, enquanto educadores e professores precisamos sempre revisitar nossos métodos e conteúdo para os estudantes", reforça Elizabeth.

"Para a área da educação, a neurociência permite que os educadores entendam como o cérebro é impactado pelo ambiente e, assim, possam adotar os estímulos mais adequados para conduzir os processos de aprendizagem em sala de aula", diz Adriessa.

 

Jogo é regra, recompensa e estratégia

E uma das novidades desse ano na Bett Brasil, é o auditório aquário, no qual com palco central e a plateia fazem parte do mesmo ambiente em que os participantes interagem de maneira mais dinâmica e participativa mais com todos.

Dois especialistas ao centro, uma moderação e mais três cadeiras. Duas pessoas da audiência sobem ao palco para criar diálogos, perguntar e trocar com os convidados. A terceira cadeira sempre fica livre. Quando alguém da audiência sobe ao palco para ocupar essa terceira cadeira, significa que é hora de um dos dois outros membros do auditório saírem para dar espaço e manter a fluidez.

E um dos temas discutidos foi é possível jogar, engajar e aprender ao mesmo tempo? pelo diretor Tiago Eugenio, professor do Colégio Visconde de Porto Seguro, Francisco Tupy e a sócia Kailo Desenvolvimento Humano, Paula Manzotti.

É importante que os professores saibam a diferença entre Aprendizagem baseada em jogos e gamificação.

A gamificação consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica.

Já a aprendizagem baseada em jogos não se refere apenas ao uso de jogos para revisão e reforço de conceitos. Os jogos incluem muitas características de resolução de problemas, adicionando elementos de competição e oportunidade. Ou seja, o aluno jogador precisa lidar com um resultado desconhecido, vários caminhos para um objetivo, a construção de um contexto do problema e a colaboração com vários jogadores

 

Sieeesp marca presença na Bett Brasil 2023

 

(Fotos - Divulgação)

Acompanhe!

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500