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BETT Brasil: segredo para uma gestão escolar de sucesso e o uso da tecnologia na educação

“Sem uma gestão escolar eficiente, não há um processo de ensino completo que atenda a todas as necessidades do estudante”

Textos e fotos por Juan Alejandro

No penúltimo dia de Bett Brasil 2023, com o auditório lotado a gerente educacional Marcia Maria Rosa, o gestor de projetos da Fundação Vanzolini Daniel Magnavita e o diretor escolar Donizete José da Silva falaram sobre como fazer uma gestão escolar de sucesso.

Segundo Maria, o professor é um dos primeiros a fazer um passo importante para uma gestão melhorada. "A sala de aula é onde se começa para transformar uma gestão de sucesso", afirma.

Já o diretor e gestor Donizete reforça a ideia de que é super importante que professores e educadores, sempre se deve escutar os alunos. "É importante que em projetos e criação de atividades escolares, sempre possamos de alguma forma ouvir e captar a visão e opinião dos alunos sobre o que eles acham.”

Alguns aspectos para uma gestão de sucesso são:

Atividades focadas em objetivos: todas as atividades da gestão escolar devem ser baseadas em um propósito.

Organização: métodos, recursos e condições agradáveis para o estudo e cumprimento dos planos pedagógicos, devem ser extremamente organizados para que os objetivos educacionais sejam cumpridos.

Boa relação: a escola precisa dialogar com a comunidade escolar para alcançar seus objetivos e ter um bom relacionamento com todos.

 

Entendendo o Pensamento Computacional

Na palestra seguinte, a professora Rozelma França, a especialista em tecnologia Educaional Ana Paula Gaspar e a coordenadora de tecnologia Graziella Matarazzo falaram sobre o que é Pensamento Computacional.

O pensamento computacional pode ser definido como uma habilidade para resolver problemas e desafios de forma eficiente, assim como um computador o faria. Essa resolução pode ou não envolver equipamentos tecnológicos, mas a sua base é a exploração de forma criativa, crítica e estratégica dos domínios computacionais, segundo Rozelma.

Essa habilidade não está necessariamente ligada à programação, mas sim a princípios que auxiliam a resolver problemas. Portanto, o pensamento computacional auxilia na construção do conhecimento em diversas áreas, uma vez que o pensamento lógico fomenta o aprendizado de qualquer disciplina, diz Rozelma.

(Dá esquerda para direira: Rozelma França, Graziella Matarazzo e Ana Paula Gaspar)

 

É de que forma isso se aplica no meio educacional?

Rozelma responde que, essas práticas com metodologia ativa de ensino favorecem o protagonismo do aluno, lhe permitindo maior autonomia e contribuindo para um espaço escolar mais dinâmico e criativo. "Aumento da diversidade na área computacional e uso do conhecimento para criação de aplicativos e programas tendo impacto nos estudantes e na sociedade como um todo".

Para aplicá-lo, portanto, os professores podem solicitar que as resoluções considerem os pilares do pensamento computacional, como, por exemplo, a decomposição em problemas menores. Ou a identificação de padrões e formulação de algoritmos.

Ana Paula diz que, os professores que buscam por formação para incluir o pensamento computacional em suas aulas, podem começar por cursos on-line, como o disponibilizado pelo MEC. Mas, como a própria metodologia propõe, é preciso desenvolver a habilidade na prática.

 

 

O impacto da chegada das Edtechs

Na parte da tarde, o 2º Secretario do Sieeesp e diretor Tony dos Santos, o CEO da School Guardian Leo Gmeiner e o presidente da Tiradentes Innovation Center Domingos Sávio Alcântara Machado, estiveram presente no Fórum de Gestores para falarem sobre as Edtechs e os impactos delas.

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