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Confira 10 argumentos de quem é a favor do Novo Ensino Médio

Reestruturação do modelo, ainda em fase de implementação, está sendo reavaliado pelo MEC após pressão política e social

O Novo Ensino Médio é a forma de reverter a "tragédia social" do ensino oferecido aos jovens brasileiros até então. É o que acredita o deputado federal e ex-ministro da Educação Mendonça Filho, um dos responsáveis por dar forma ao modelo.

A reforma, determinada em 2016 por meio de uma medida provisória, segue em fase de implementação. Neste ano, após enfrentar resistências políticas e sociais, a proposta se tornou foco de uma consulta pública para avaliação e reestruturação no governo Lula (PT).

São a favor do Novo Ensino Médio organizações estudantis como a Todos pela Educação, o Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed), a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). 

Em entrevista ao Terra, José Mendonça Filho explicou argumentos favoráveis ao novo modelo. A reportagem também preparou um especial com 10 argumentos de quem é a favor do Novo Ensino Médio.

1. Reverter a evasão escolar

A cada ano, cerca de 500 mil jovens maiores de 16 anos abandonam a escola no Brasil, afirma o estudo Combate à evasão no ensino médio — desafios e oportunidades, elaborado pela Firjan SES em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Sendo assim, um currículo mais atrativo aos jovens e o aumento de possibilidades de ensino técnico podem ser formas de aumentar o índice de permanência nas escolas e conclusão da formação básica.

2. Aumentar a aprendizagem

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelam baixa proficiência média em Matemática e Língua Portuguesa do estudante do 3º ano do Ensino Médio. Desde 2005, os resultados apenas superaram o nível 2 no ano de 2019, e chegaram ao nível 3.

Em 2021, durante a pandemia, os índices voltaram a cair e a média de proficiência voltou ao nível 2. No total, são 8 níveis em Português e 10 em Matemática.

Para quem é a favor da reforma, o Novo Ensino Médio pode ser uma forma de estabelecer uma educação com melhores resultados.

3. Gerar mais identificação nos alunos

Para Mendonça Filho, os resultados listados no item anterior demonstram o "fracasso do Ensino Médio com 13 disciplinas obrigatórias". Por isso, argumenta, o novo modelo proporciona a escolha de um caminho de estudo entre itinerários formativos na busca por uma maior identificação dos alunos.

4. Desenvolver o projeto de vida

Pensando no futuro dos estudantes, com a reforma do Ensino Médio o 'projeto de vida' passou a ser um dos pilares do currículo. De forma interdisciplinar e com aulas específicas, a ideia é que o estudante tenha tempo e apoio para refletir sobre suas possibilidades de estudo e futuro.

5. Mais tempo para aprender

O Novo Ensino Médio surgiu em paralelo com a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Neste novo modelo, a carga horária está sendo ampliada de 2,4 mil para 3 mil horas (sendo mil horas anuais). No total, até 60% pode ser destinado a aulas de itinerário formativo escolhidas pelo aluno.

6. Ampliar a formação técnica

Mais de 7 milhões (15%) dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos não frequentam a escola e nem trabalham, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), referentes a 2021. Defensores da reforma argumentam que o Novo Ensino Médio poderá mudar essa realidade, e irá ampliar as possibilidades para que o aluno tenha uma formação técnica e profissional, por meio dos itinerários formativos, enquanto cursa a educação básica.

7. Possibilitar mais parcerias

As escolas, em parceria com as respectivas secretarias de educação, terão mais liberdade para articular parcerias com instituições de ensino da sua região, para garantir diferentes possibilidades de oferta de itinerários - como com Institutos Federais (IFs) e universidades estaduais e federais.

8. Fase de implementação

Em reação às críticas, o ex-ministro Mendonça Filho destaca que o novo modelo tem apenas um ano de implementação. Sendo assim, acredita que parte dos problemas que estão sendo vividos são referentes à "realidade do velho ensino médio". Por isso, para quem é a favor da reformulação, é preciso melhorar o novo modelo, e não revogá-lo. 

9.  Aprovação do público

Em 2016, quando o Novo Ensino Médio ainda não havia sido decretado por lei, 72% dos brasileiros se mostraram a favor da reforma, segundo pesquisa do Ibope encomendada pelo Ministério da Educação. Já em 2023, após um ano do início da implementação do modelo, 80% das pessoas acreditam que o Novo Ensino Médio pode promover aumento na qualidade do ensino do país, segundo pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Na mesma pesquisa, no entanto, 55% se dizem pouco ou nada informados sobre o modelo.

10. Ausência de outras propostas

A reforma do Ensino Médio está sendo discutida há cerca de 10 anos, e sua implementação foi iniciada apenas no ano passado. Dessa maneira, defensores da implementação alegam que não há outra proposta de melhoria do ensino que tenha sido amplamente discutida como essa.

 

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/novo-ensino-medio-confira-10-argumentos-de-quem-e-a-favor-da-reforma,029d2fbad7c5970a5dbdeff5808306c2ilhvv9dj.html

 

Imagem: pixabay

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