NOTÍCIAS

...

Encceja 2023: inscrições começam nesta segunda

Exame é voltado para jovens e adultos que querem obter certificado do Ensino Fundamental ou Médio. Confira como se inscrever

Jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo adequado e desejam obter o certificado do Ensino Fundamental ou Médio podem, a partir desta segunda-feira (22), inscrever-se no Encceja 2023(Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O exame é aplicado anualmente e testa conhecimentos de todas as áreas estudadas no Ensino Básico. O prazo de inscrição vai até 2 de junho.

Como se inscrever no Encceja

As inscrições podem ser feitas por meio da página do Encceja e, ao longo do processo, os candidatos devem fornecer informações como número do RG, CPF, telefone e e-mail - por isso tenha todos os documentos em mãos! Também é nesta etapa que o inscrito informa em qual cidade deseja realizar a prova.

Nesta edição, pela primeira vez, candidatos que apresentaram laudos médicos em 2022 para solicitar atendimento especializado e desejam fazer o Encceja novamente não precisam apresentar mais uma vez os documentos.

Por fim, pessoas travestis, transexuais e transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

O que é o Encceja

O Encceja é uma prova voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, basta obedecer aos critérios de idade (no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Médio).

Diferentemente do Enem, não é preciso pagar uma taxa de inscrição - exceto para os candidatos que se inscreveram na edição anterior e não comparecem nos dias de aplicação. Neste caso, eles devem justificar a ausência entre 3 a 14 de abril, sob o risco de ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

Como funcionam as provas do Encceja

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo nos mesmos moldes do Enem.

Para candidatos à conclusão de Ensino Fundamental, as provas são, respectivamente:

  1. Ciências Naturais;
  2. Matemática;
  3. Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  4. História e geografia.

Para candidatos à conclusão do Ensino Médio, as provas são, respectivamente:

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  2. Matemática e suas Tecnologias;
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  4. Ciências humanas e suas Tecnologias.

Diferentemente de provas como Fuvest e Unicamp, o Encceja não funciona como um vestibular e, portanto, não possui um número limitado de vagas. Para obter o diploma, basta o candidato alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 na redação. Esta, inclusive, segues os moldes do Enem e precisa obedecer a uma série de regras. Fugir do tema, por exemplo, pode zerar a nota. Saiba tudo que pode zerar a redação clicando aqui.

Cronograma Encceja 2023

  1. Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril
  2. Resultado da justificativa: 24 de abril
  3. Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 22 de maio até 2 de junho
  4. Provas: 27 de agosto
  5. Divulgação do gabarito: 27 de agosto
  6. Resultados: 22 de dezembro

 

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/encceja-2023-inscricoes-para-o-exame-comecam-nesta-segunda-feira-22,1364ad2fa6c4f68bc0b8dc88bb847e84gywgblms.html

 

Imagem: consed

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500