NOTÍCIAS

...

Taxa de inscrição do Enem pode ser paga até 21/6

Pagamento no valor de R$ 85 pode ser realizado por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Quem é isento não precisa pagar, mas deve se inscrever, assim como os demais participantes

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 seguem abertas até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 16 de junho. Já o prazo para pagar a taxa de R$ 85 (que confirma a participação) vai até o dia 21 deste mês. O valor pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

  1. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

Quem é isento não precisa realizar o pagamento. Entretanto, vale destacar que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência (na edição de 2022) não significa que a inscrição no Enem 2023 foi realizada. De qualquer forma, é necessário se inscrever para participar.

  1. As pessoas que desejam ter algum tipo de  atendimento especializado ou tratamento por nome social também têm até o dia 16 de junho para solicitar.
  2. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

Orientações – O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Link da matéria: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/taxa-de-inscricao-do-enem-pode-ser-paga-ate-21-6

 

Imagem: guia do estudante

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500