NOTÍCIAS

...

Com o BolsaTEC, ENIAC pratica inclusão e ajuda a solucionar problema da Geração ‘nem-nem’

O objetivo do BolsaTEC é justamente democratizar o acesso a uma formação técnica de qualidade aos estudantes que cursam ou já concluíram o Ensino Médio, proporcionando a eles maiores oportunidades no mercado de trabalho

O Brasil é o segundo país do mundo em uma triste estatística: o da geração “nem-nem”, ou seja, jovens que nem trabalham e nem estudam. De acordo com o relatório Education at a Glance (Olhar sobre a educação, em tradução livre), 11 milhões dos brasileiros de 18 a 24 anos, cerca de 36% da faixa etária no país, estão inseridos neste grupo. Tais números colocam a nossa nação apenas atrás da África do Sul neste lamentável quesito.

Uma das principais causas do alto índice dos jovens “nem-nem” é a desigualdade social. Tanto é verdade que 60% das pessoas nesta situação estão entre os mais vulneráveis do país. Para solucionar parte do problema, o ENIAC disponibiliza 400 bolsas de estudos integrais para os cursos técnicos de administração, mecatrônica, informática e enfermagem.

Os interessados em fazer parte do programa, denominado BolsaTEC, terão que prestar um vestibulinho, na próxima quarta-feira, 21, a partir das 15h, no nosso Campus Centro, em Guarulhos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio NESTE SITE.

O objetivo do BolsaTEC é justamente democratizar o acesso a uma formação técnica de qualidade aos estudantes que cursam ou já concluíram o Ensino Médio, proporcionando a eles maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Nós, do ENIAC, temos a expertise em educação profissionalizante, bem como a excelência na formação em nosso DNA. Podemos, sim, melhorar a situação dos jovens brasileiros, sobretudo, na Grande São Paulo. Nossos cursos técnicos, historicamente, preparam os estudantes, de maneira assertiva, para o mercado de trabalho. Isso porque aplicamos conhecimentos teóricos e práticos em nossas aulas, desde os anos 1980.

Além disso, os quatro cursos com bolsas disponíveis atendem os setores que mais empregam nos dias atuais. A área de informática, por exemplo, deve gerar quase 420 mil vagas de trabalho até 2025, segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais).

Ainda neste movimento de oferecer bolsas de estudos para estudantes de cursos técnicos, participei de uma reunião com o secretário-executivo estadual de Educação, Vinícius Mendonça Neiva, no último dia 7 de junho.

Como diretor-secretário do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), fui um dos responsáveis por propor um debate sobre o Programa Social de Bolsas de Formação Técnica, um dos nortes do BolsaTEC do ENIAC.

A reunião deixou claro a todos os presentes que nós, instituições de ensino e governo, estamos em sintonia na busca por uma educação mais democrática e qualificada. Juntos, podemos colaborar significativamente para a formação de profissionais capacitados no futuro e, consequentemente, a construção de uma sociedade melhor!

 

Link da matéria: https://www.linkedin.com/pulse/com-o-bolsatec-eniac-pratica-inclus%C3%A3o-e-ajuda-problema-ruy-guerios?utm_source=share&utm_medium=member_ios&utm_campaign=share_via

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500