NOTÍCIAS

...

45% das escolas particulares investiram em adaptação ou ampliação

Levantamento realizado pela Fenep teve objetivo de conhecer as experiências das instituições de ensino particulares na implantação do modelo

A implementação do Novo Ensino Médio promoveu mudanças na estrutura de pelo menos 45% das escolas privadas e representou um aumento do número de professores para 49% delas. Essas são algumas das conclusões da pesquisa Fenep: Novo Ensino Médio, realizada pela Federação Nacional das Escolas Particulares Particulares (Fenep). O levantamento teve por objetivo conhecer a experiência das instituições de ensino particulares na implementação do novo modelo de ensino nesta etapa da educação básica.

O presidente da Fenep, Bruno Eizerik, comentou sobre a relevância do estudo. “A pesquisa nos dá uma amostra significativa da realidade das instituições de ensino privadas que estão implementando o Novo Ensino Médio. A maioria está satisfeita e quer que o modelo que está sendo implementado continue, ainda que existam ajustes, algo que sabem ser necessário”, avaliou.

Eizerik também reforçou o posicionamento da entidade sobre a atualização do currículo. “Sabemos que o ensino médio como estava não pode continuar de forma alguma. Basta olhar os números das avaliações de desempenho, com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), ou analisar os dados do Censo Escolar e contabilizar a evasão crescente”, acrescentou.

Perfil

Entre as 239 escolas associadas que participaram do estudo, 42% são de pequeno porte, com até 100 alunos, 44% têm entre 100 e 500 alunos e 14% têm mais de 500 alunos. A maioria delas (66%) passaram a adotar o novo currículo no ano passado, prazo definido para que o modelo tivesse início. Entretanto, 26,5% das respondentes informaram que começaram nos anos anteriores e apenas 5,5% deram início em 2023.

A pesquisa mostra, ainda, que 76% das instituições decidiram administrar as mudanças na oferta do novo modelo por conta própria, sem a colaboração de uma assessoria externa. Em relação ao número de
horas investidas para o planejamento, a formação dos professores e em reuniões para implementação do Novo Ensino, a maioria das escolas, 67,8%, investiu até 150 horas Em razão do novo modelo, a carga horária dos estudantes aumentou em 64% dos casos, o que representou um crescimento no quadro de docentes em 49% das instituições e na adaptação e/ou ampliação da infraestrutura em 45% delas.

Quanto à quantidade de trilhas oferecidas aos alunos, 3% decidiram por uma só, 34% têm dois itinerários, 12% ofertam três opções, 20% escolheram disponibilizar quatro trilhas e 31% têm cinco ou mais itinerários para os estudantes. Com relação ao ensino técnico, considerado o 5º itinerário, 8% escolheram incluir nas possibilidades de grade curricular e apenas 12% fazem parcerias com outra instituição para ofertar disciplinas do Novo Ensino Médio, outros 15% dos estabelecimentos estão avaliando essa
possibilidade.

A Pesquisa

A pesquisa Fenep: Novo Ensino Médio foi realizada de 02 a 12 de maio por meio de questionário online com escolas particulares do ensino básico associadas que oferecem o ensino médio. Ao todo, foram coletadas 239 respostas ao questionário de instituições de ensino localizadas em 10 estados e no Distrito Federal. Além da apuração quantitativa, a pesquisa deixou aberta a possibilidade de os representantes incluírem comentários livres, o que resultou em 162 participações qualitativas.

 

Link da matéria: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2023/06/5103503-45-das-escolas-particulares-investiram-em-adaptacao-ou-ampliacao.html

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500