NOTÍCIAS

...

Com o Provão Paulista, USP muda forma de ingresso para alunos de escola pública; veja tabela de vagas

Universidade continua reservando 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos da rede pública

O Conselho Universitário da USP aprovou a tabela de vagas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo para o vestibular de 2024.

A partir do próximo ano, a instituição terá três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. O número total de vagas oferecidas continua sendo de 11.147.

O Provão será uma forma de avaliação seriada aplicada pela Secretaria Estadual de Educação nos estudantes dos três anos do ensino médio das escolas públicas estaduais.

Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes pretos, pardos e indígenas da rede pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas do Provão.

“Com a implementação do Provão Paulista, estamos dando mais oportunidades para os meninos e as meninas da educação pública, conhecendo um pouco mais do seu desempenho durante o ensino médio e, assim, poderemos propor aprimoramentos. Não adianta ficarmos apenas criticando a qualidade do ensino. Agora, somos corresponsáveis por essa melhoria”, afirma o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Neste ano, teremos acesso a 1,2 milhão de alunos do ensino médio e poderemos mostrar a esses estudantes que a USP é uma universidade pública, gratuita e de excelência e que eles têm a possibilidade real de ingressar aqui”, complementa.

Total de vagas do Provão: 1.500
Escola pública em geral: 942
Pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública: 558

Além da USP, a avaliação dará acesso a cursos superiores da Unicamp, da Unesp, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A nova avaliação começará a ser aplicada em novembro, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e, a partir de 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Como funciona a seleção da Fuvest e do Enem USP


Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas: 4.888 a candidatos na modalidade ampla concorrência, 2.053 vagas a candidatos vindos de escola pública e 1.206 a candidatos pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas.

Para a seleção do Enem USP, serão destinadas 1.500 vagas: 685 serão para ampla concorrência, 512 para alunos vindos de escola pública e 303 para candidatos pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas.

Metade das vagas para a escola pública


De modo geral, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas, considerando os três processos de seleção. 

Dentro desse percentual, serão reservadas vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas em número equivalente à proporção desses grupos no estado de São Paulo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

Total de vagas (Fuvest, Enem USP e Provão): 11.147
Ampla concorrência: 5.573
Escola pública: 3.507
Pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública: 2.067

 

(Por Vivian Masutti, R7 - Link da matéria: https://noticias.r7.com/educacao/provao-paulista-usp-dara-24-vagas-em-medicina-na-capital-para-alunos-de-escola-publica-veja-tabela-02082023)

 

Imagem: USP

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500