NOTÍCIAS

...

Como são as provas do Enem e como baixá-las

Saiba quantas provas a avaliação possui, como acessar materiais antigos e o que estudar para as provas do Enem

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) geram expectativas nos candidatos, que se preparam o ano todo para elas. Uma das formas de preparação é resolvendo provas de anos anteriores. Muita gente não sabe, mas é possível baixá-las para o seu computador ou celular.

Se preparar com avaliações do Enem de anos anteriores é uma tática de estudos que ajuda a entender como funciona a prova e os tipos de questões da avaliação. Não à toa, usar questões de outras edições do Enem é uma prática comum em cursinhos preparatórios.

Como são as provas do Enem?


O Enem tem um total de 4 provas objetivas e uma redação dissertativa-argumentativa, aplicadas em dois domingos consecutivos, geralmente em novembro.

Cada uma das 4 avaliações objetivas possui 45 questões de múltipla escolha, e a divisão entre as provas do Enem é:

Primeiro dia


Redação
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias


Segundo dia


Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 
Matemática e suas Tecnologias
O tempo de duração para a prova é de 5 horas e 30 minutos, no primeiro dia, e de 5 horas, no segundo dia. Os portões dos locais de provas são abertos às 12h e fecham às 13h. Já a aplicação do Enem inicia às 13h30.

Como baixar as provas antigas do Enem?

É possível baixar provas de antigas edições do exame para, assim, se habituar com a prova e estudar temas que caem no Enem. Além disso, as provas ajudam na preparação dos candidatos em relação ao tempo de resolução das questões, por exemplo.

Para baixar as provas do Enem o estudante pode acessar o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No site, há provas e gabaritos do Enem desde a primeira edição, em 1998.

Muitos cursinhos preparatórios pré-vestibular também oferecem aos alunos questões ou mesmo simulados de edições do Enem.

O que estudar para a prova do Enem?


Habilidades relacionadas a Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física e Química são apenas algumas das exigidas pelas provas do Enem.

No primeiro dia de prova do Enem, os candidatos devem escrever uma redação dissertativo-argumentativa, além de responder 90 questões de múltipla escolha. Metade delas são da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias envolvem áreas do conhecimento como:

Língua Portuguesa;
Inglês ou espanhol;
Artes;
Literatura;
Tecnologia da Informação;
Comunicação;
Educação Física.
Já a avaliação de Ciências Humanas e suas Tecnologias envolve 45 perguntas de áreas como:

Geografia;
História;
Sociologia;
Filosofia.
O segundo dia de provas do Enem, realizado uma semana depois da primeira etapa, traz 90 questões objetivas. 45 das perguntas são sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com desafios para as áreas de:

Química;
Física;
Biologia.
O mesmo dia de provas também aborda Matemática e suas Tecnologias, área do conhecimento que também possui 45 perguntas no Enem.

 

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem/como-sao-as-provas-do-enem-e-como-baixa-las,85cb8cac2c46b2fafbc220f0a9c46776o75xnnoi.html?utm_source=clipboard

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500