NOTÍCIAS

...

Fuvest 2024: inscrições abrem hoje

Estudantes podem se inscrever entre 17 de agosto e 6 de outubro; saiba mais sobre o vestibular da USP

As inscrições para o vestibular Fuvest 2024, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), abrem às 12h desta quinta-feira, 17. Os candidatos interessados em prestar o exame devem se inscrever no site da Fuvest.

A seguir, o Terra selecionou outras informações que você precisa saber sobre as inscrições, provas da primeira e segunda fases, leituras obrigatórias e o calendário do vestibular Fuvest 2024. Confira!

Até quando vão as inscrições para a Fuvest 2024?
O período de inscrição para o vestibular Fuvest 2024 começa às 12h do dia 17 de agosto e termina às 12h de 6 de outubro deste ano. As inscrições devem ser feitas online, pelo site da Fuvest.

Quanto custa a inscrição da Fuvest?
A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 191. O prazo para solicitar isenção da taxa ou redução do valor foi encerrado às 12h do dia 14 de julho.

Como funciona a inscrição para a Fuvest?
Pode se inscrever no vestibular, pelo site da Fuvest, quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio neste ano. Pessoas que têm diploma de curso superior também podem participar do processo seletivo.

Já os estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio podem prestar o exame como treineiros, para avaliar seus conhecimentos.

Como é a prova da Fuvest?
O vestibular Fuvest é dividido em duas fases, além de ter uma prova de habilidades específicas para candidatos de determinados cursos. Entenda como funciona cada etapa:

Primeira fase
A prova da primeira fase da Fuvest será aplicada para todos os candidatos inscritos no dia 19 de novembro, das 13h às 18h (horário de Brasília).

Essa primeira prova conta com 90 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química e algumas interdisciplinares. 

Segunda fase
Já a segunda fase da Fuvest é dividida em duas provas dissertativas e será aplicada apenas para os candidatos que atingiram a nota de corte na primeira fase.

Nesta edição, essa segunda etapa foi antecipada e será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro. Em vestibulares anteriores, a segunda fase ocorria só em janeiro.

No primeiro dia da segunda fase, os candidatos responderão 10 questões de Português e escreverão uma redação. Já no segundo dia, a prova será composta por 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida no momento da inscrição.

Prova de Habilidades Específicas
Os candidatos às carreiras de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas também precisam realizar as provas de Competências Específicas.

Os exames são eliminatórios e classificatórios e serão aplicados só para aqueles que forem convocados para a segunda fase.

O período para a realização da prova de Habilidades Específicas é de 11 de dezembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024, mas cada curso tem um calendário próprio, que pode ser consultado no Guia do Vestibular Fuvest 2024.

Leituras obrigatórias
O vestibular Fuvest tem uma lista de leituras obrigatórias que são cobradas nas questões da prova. Para o exame deste ano, foram exigidos os nove livros a seguir:

Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga);
Quincas Borba (Machado de Assis);
Alguma Poesia (Carlos Drummond de Andrade);
Angústia (Graciliano Ramos);
Mensagem (Fernando Pessoa);
Nós matamos o cão tinhoso! (Luís Bernardo Honwana);
Campo Geral (Guimarães Rosa);
Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles);
Dois irmãos (Milton Hatoum). 

Calendário Fuvest 2024
Inscrições: 17 de agosto a 6 de outubro de 2023;
Divulgação do local de prova da 1ª fase: 3 de novembro de 2023;
Provas da 1ª fase: 19 de novembro de 2023;
Provas da 2ª fase: 17 e 18 de dezembro de 2023;
Provas de habilidades específicas: 11 de dezembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024;
Resultado 1ª chamada: 22 de janeiro de 2024.

 

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/fuvest-2024-inscricoes-abrem-nesta-quinta-feira,09c4dc680b7f84bc36a9f0a0674e87991y4erukq.html?utm_source=clipboard

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500