NOTÍCIAS

...

Escolas particulares oferecem vantagens e descontos na matrícula antecipada

As escolas também estão investindo para oferecer novos cursos que fazem parte da grade de ensino ou mesmo cursos extracurriculares

As escolas particulares iniciam entre agosto e setembro as matrículas para o ano letivo de 2024 e quem fizer a matrícula antecipada pode ter vantagens e descontos. O índice de referência para reajuste das mensalidades para o próximo não foi fechado ainda, porém os colégios já trabalham com algo entre 8% e 12% e na negociação os pais podem obter descontos por meses de mensalidade ou de materiais.

As escolas também estão investindo para oferecer novos cursos que fazem parte da grade de ensino ou mesmo cursos extracurriculares. O ensino bilíngue e cursos voltados ao letramento digital, robótica e maker também fazem parte das novidades cada vez mais presentes no ensino atual.

A campanha para matrículas já começou no Colégio Liceu Monteiro Lobato, em Santo André. A diretora Giselle Cruz diz que o movimento de pais que vem conhecer as dependências da escola já começou e o colégio já prepara, para setembro um concurso de bolsas de estudo. “Os anos mais procurados são os iniciais de cada ciclo, como o primeiro e o sexto anos do Fundamental. Estamos investindo na melhoria do espaço físico e também na formação dos professores. No dia 16 de setembro teremos um encontro de educadores, que receberá também professores de outras escolas, com o intuito de formação”, explica.

A educadora do Liceu diz que o colégio está investindo na leitura de livros e uma experiência exitosa deste ano está sendo ampliada. Ela diz que a educação digital tem seu espaço, mas o livro físico, didático e paradidático sempre terá seu espaço. “Fizemos a Parada Literária, em que em dado momento todos da escola, funcionários e alunos pararam 30 minutos para ler livros. Foi a primeira vez que vi todos da escola, ao mesmo tempo, com livros nas mãos e todos gostaram tanto que pediram para repetir. Faremos outro em setembro e mais um em novembro e vamos manter isso no ano que vem”. No Liceu, os alunos que chegam para os anos iniciais vindos de escolas parceiras ganham desconto ou vale-uniforme, isso depende da origem do aluno.

No Colégio Stagio, em São Bernardo, as matrículas começaram este mês. “No segundo semestre sempre começamos a campanha para matrículas e rematrículas e fazemos uma promoção para esse período com desconto de até 30%. Essa é uma forma de incentivar as pessoas a fazerem a matrícula antecipada e assim nos programamos para o próximo ano. A gente sabe que no começo do ano os pais já tem muitas outras coisas para pagar, entre elas o material escolar”, pondera a diretora Márcia Menucelli, que acredita que as famílias ainda se recuperam financeiramente da crise provocada pela pandemia da covid-19, mesmo assim ela aposta em um acréscimo de 10% a 15% no número de alunos.

Quanto à mensalidade para o próximo ano o Stagio fixou o reajuste abaixo da previsão e o aumento ficará em 6%. “No ano passado o aumento foi de 15%, este ano fixamos num percentual menor e a gente ainda estuda caso a caso e faz uma negociação para não perdermos alunos. Apesar dos pais estarem muito preocupados com a qualidade da educação dos filhos, o preço ainda é um fator muito importante na escolha”, explica Márcia. Sobre o método de ensino, o Stagio tem investido nos itinerários para o Ensino Médio. “São plataformas muito boas, tanto para exatas, humanas e linguagens”, destaca a diretora.

Também para o diretor do Educandário Santo Antônio, em Santo André, Alessandro Bernardo, os pais precisam dessa margem de negociação, justamente por conta do processo de recuperação financeira depois da pandemia e as escolas também se reestruturam. “As escolas estão se recuperando ainda, durante a pandemia muitos alunos foram para o ensino público e agora estão voltando. Por isso o reajuste não deve ser muito grande, em torno de 8% e 12%. As escolas estão acrescentando cursos novos, principalmente quanto ao ensino bilíngue e tecnologias, então as que incorporarem novidades podem até ficar um pouco acima disso”, diz o educador que também é presidente do Sindicato das Escolas Particulares do ABC.

No Educandário o percentual de reajuste ainda não foi definido e as matrículas só começam em setembro, mas o colégio já terá novidades para apresentar aos pais de futuros alunos; um novo parceiro para o ensino bilíngue. O colégio também mantém o convênio com a Microsoft que a tornou a primeira escola reconhecida como Microsoft School da América Latina, segundo explica  Bernardo. “Mantivemos o convênio e incrementamos com um laboratório maker o único chancelado pela Microsoft”. O Educandário tem aproximadamente 850 alunos, sendo 600 no primeiro ao nono ano do Fundamental e 150 na Educação Infantil. O colégio é parceiro do Colégio Singular que traz condições especiais para os alunos que vão ingressar no Ensino Médio.

No colégio Obede Edon, de Diadema, na rematrícula os pais podem ganhar desconto na primeira mensalidade ou um vale-uniforme. As matrículas na escola que atende o Ensino Fundamental I, começam no dia 20 de agosto. De acordo com o diretor Thiago Silva a escola está em um processo de expansão e vai voltar a atender crianças de 3 anos na educação básica. A ampliação permitiu melhores espaços para quadra, refeitório e a escola passa a contar com cantina. “A nossa meta é passar a atender em 2025 o Fundamental II”, anuncia.

O Obede Edon aposta em uma metodologia diferenciada de ensino, com destaque para curso de robótica e educação ambiental. “Partimos do conceito de educação por princípios e a robótica e a educação ambiental fazem parte da nossa grade, não são cursos extras”, explica Silva. O colégio pratica preços com vantagens sobre as escolas particulares com nível elevado de ensino. “Temos uma margem bem pouca para negociação porque o nosso preço é interessante, oferecemos o mesmo que outras escolas, com preço bem menor. Aqui também temos cursos extras de futebol, vôlei, basquete, música e balet, o que é uma comodidade para os pais, porque o aluno já fica aqui para os cursos extras e pai não precisa pegar a criança aqui e levar para outro lugar”. O colégio participou no ano passado de um campeonato de robótica.Foi a primeira participação da escola na competição e já trouxe um prêmio de melhor animação, além de ficar entre as 15 melhores escolas. Neste ano a competição acontece em setembro e os alunos já estão se preparando para trazerem novos mais títulos.

 

Link da matéria: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3302862/escolas-particulares-oferecem-vantagens-e-descontos-na-matricula-antecipada/

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500