NOTÍCIAS

...

Entenda como funcionará o Ensino Médio Técnico nas escolas de SP

Alunos poderão fazer curso técnico em 1.200 escolas da rede estadual ou em 33 unidades do Senai que fizeram parceria com governo de SP
Os estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo têm até o dia 15 de setembro para escolher qual especialidade vão cursar no Ensino Médio a partir do próximo ano.
 
Entre as opções dos chamados itinerários formativos está a formação técnica, em que o aluno faz um curso profissionalizante ao lado das aulas tradicionais do currículo escolar.
 
Ao todo, são mais de 30 cursos disponíveis no itinerário profissionalizante, que terá turmas em parceria com o Senai e aulas disponibilizadas nas próprias escolas estaduais. Entenda como vai funcionar o programa e o que fazer para se matricular no itinerário.

Quais cursos serão oferecidos?

Os estudantes que optarem pelo itinerário técnico poderão escolher entre os cursos oferecidos nas próprias escolas pela Secretaria da Educação (Seduc) e os que serão ofertados nas unidades do Senai.
 
A Seduc oferecerá cursos de administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria e eventos, vendas, enfermagem, logística, e apoio pedagógico na educação básica. A pasta afirma que 1.200 escolas contarão com as modalidades técnicas.
 
Já no Senai, o estudante poderá escolher entre 23 opções, que variam entre áreas como eletroeletrônica, mecatrônica e edificações. Algumas das opções disponibilizadas pela Seduc nas escolas, como desenvolvimento de sistemas e farmácia, também serão oferecidas em unidades do Senai.

Todas as escolas vão ter os mesmos cursos?

Não. A disponibilidade de cursos será diferente para cada escola. A Seduc afirma que a distribuição das especialidades levou em consideração o mercado de trabalho em cada região e a quantidade de vínculos empregatícios.
 
O estudante pode consultar quais cursos são oferecidos em cada escola nesta planilha.

Os alunos ainda terão as disciplinas básicas?

Sim. A carga horária de disciplinas básicas, como português e matemática, será mantida independentemente do itinerário formativo e curso escolhidos. Além delas, a Seduc também adicionou no currículo dos estudantes de ensino integral as disciplinas de Educação Financeira, Redação e Leitura, e Projeto de Vida.
 
No último ano, os alunos terão ainda a matéria Aceleração para Vestibular.

Como o estudante escolhe qual curso técnico quer fazer?

Para fazer a escolha, o estudante precisa entrar no site da Secretaria Escolar Digital até o dia 15 de setembro e selecionar a opção do itinerário técnico.
 
Ao colocar o endereço onde mora, o aluno vai visualizar os cursos técnicos oferecidos nas escolas mais próximas de sua casa. Ele deve selecionar até 4 opções de formação e escolas, e ordená-las segundo sua preferência.
 
Como as vagas de ensino técnico são limitadas, a Seduc vai selecionar quais estudantes ficam em cada unidade.

Como vai funcionar a seleção dos alunos ?

Terão prioridade para conseguir a vaga os alunos que já estão matriculados em escolas com a modalidade técnica. Ou seja, se um estudante do 1º ano é aluno de uma unidade com cursos profissionalizantes, ele tem mais chance de continuar na escola no 2º ano para fazer o técnico.
 
Além disso, também serão levadas em consideração na seleção as notas registradas pelos alunos na Prova Paulista; a frequência escolar durante o primeiro semestre; e a distância entre a residência do aluno e a escola estadual escolhida.

Os professores são os mesmos das aulas tradicionais?

Não. Os professores das disciplinas relacionadas ao técnico são específicos para estas aulas. No dia 23 de agosto, a Seduc anunciou a abertura de um processo seletivo para contratar educadores para o itinerário profissionalizante.
 
Nas unidades do Senai, os professores da própria instituição são responsáveis pelas aulas.
 
 
 
 
 
 
Imagem: pixabay
COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500