NOTÍCIAS

...

Prorrogadas as inscrições para programa científico que dá bolsas de estudos para alunas e professoras do ensino médio

Projeto 'Futuras Cientistas' está com 470 vagas abertas para a etapa de 'Imersão Científica' em todo o Brasil. Prazo para se inscrever vai até o dia 11 de setembro; confira todos os detalhes

Foram prorrogadas até o dia 11 de setembro as inscrições para o "Imersão Científica 2024" do programa "Futuras Cientistas". A iniciativa, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), dá bolsas de estudos para alunas do 2° ano do ensino médio e professoras da mesma etapa escolar, ambas de redes públicas estaduais de todo o Brasil.

Das 470 vagas ofertadas, 160 são para alunas matriculadas em escolas regulares e 160 para estudante de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico.

As outras 150 oportunidades são para as docentes. O projeto reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, pretas, pardas, indígenas, trans e travestis.

As selecionadas nesta etapa, prevista para começar em janeiro de 2024, vão vivenciar atividades do dia a dia de uma cientista. As próximas fases são mentoria, banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estágio supervisionado.

A ideia é aumentar a participação feminina em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

As interessadas em se candidatar devem preencher um formulário na internet e enviar os documentos solicitados no edital. Quem for escolhida receberá uma bolsa de R$ 600 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de material de apoio.

 

Link da matéria: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2023/09/02/futuras-cientistas.ghtml

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500