NOTÍCIAS

...

Cidade japonesa vai instalar robôs nas salas de aula para tentar diminuir evasão escolar

Custos do projeto são de 1,55 milhão de ienes (aproximadamente R$ 52 milhões), e resultados serão avaliados até março de 2024

O Conselho Municipal de Educação de Kumamoto, cidade no sudoeste do Japão, decidiu instalar avatares de robôs nas salas de aula para tentar reduzir a evasão escolar. Segundo relato do jornal The Mainichi, os robôs são equipados com microfones, alto-falantes e câmeras para permitir a comunicação bidirecional entre alunos e professores. O conselho afirma que a iniciativa é rara no país.

Dois robôs com cerca de 1 metro de altura serão incluídos no projeto. Os tablets conectados aos robôs podem ser controlados a partir de laptops nas casas dos alunos, permitindo-lhes assistir às mesmas aulas que seus colegas e participar de discussões com colegas e professores. Espera-se também que os robôs possam circular livremente pelas dependências da escola e até mesmo participar de eventos.

Os custos do projeto são de de 1,55 milhão de ienes (aproximadamente R$ 52 milhões), segundo o jornal local. Os resultados do programa serão avaliados até março de 2024.

 

Faltas aumentam desde 2018

Um número crescente de estudantes faltantes está por trás da decisão do conselho de adotar a medida. De acordo com o conselho, 2.760 alunos do ensino fundamental e médio da cidade não frequentaram as aulas no ano letivo de 2022, o quarto ano consecutivo de aumentos desde que foram contabilizadas 1.283 faltas no ano letivo de 2018.

Um funcionário do conselho de educação disse: "Além de permitir que eles assistam às aulas, os robôs fazem com que os alunos se movam livremente no espaço e se comuniquem com outras pessoas por sua própria vontade. Esperançosamente, isso pode ajudar a diminuir os obstáculos dos alunos que faltam às aulas".

 

Link da matéria: https://epocanegocios.globo.com/mundo/noticia/2023/09/cidade-japonesa-vai-instalar-robos-nas-salas-de-aula-para-tentar-diminuir-evasao-escolar.ghtml

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500