NOTÍCIAS

...

Seminário pela alfabetização: 56,4% das crianças não sabem ler e escrever

Segundo estudo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), quatro em cada 10 alunos brasileiros foram considerados não alfabetizados ao fim do segundo ano do ensino fundamental

Durante o painel de abertura do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 foi apresentado um estudo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que aponta que 56,4% dos alunos foram considerados não alfabetizados ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

"56,4% das crianças não conseguem ler e escrever na idade certa. Significa dizer que a cada 10 crianças, somente 4 conseguem ler e escrever de forma proficiente. Esse é um dado muito ruim para o nosso país", afirmou o secretário de Educação do Mato Grosso, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Alan Porto.

Segundo Porto, essa agenda da criança alfabetizada do Ministério da Educação vem para fortalecer estados e municípios. "Uma vez em uma conversa, me disseram que existem duas agendas importantes no país: a primeira é para combater a fome, já a segunda é para combater o analfabetismo", declarou.

O evento é promovido pelo Ministério da Educação, com participação de 16 estados, e conta com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), do Consed, da Fundação Lemann e do Instituto Natura.

 

Link da matéria: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/09/5126659-seminario-pela-afabetizacao-564-das-criancas-nao-sabem-ler-e-escrever.html

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500