NOTÍCIAS

...

Primeiro Dia da Jornada Bett Nordeste, em Olinda, foi palco de debates sobre Educação Básica, Transformação e Aprendizagem

Evento iniciou ontem (27/9) em Olinda (PE) e segue até hoje (28/9) no Centro de Convenções de Pernambuco

O primeiro dia da edição itinerante da Jornada Bett Nordeste, que começou ontem (27/9), em Olinda (PE), apresentou dez painéis, reunindo professores, educadores e especialistas em torno do tema central “Educação Básica em Foco: Diálogos Transformadores”. O evento, que segue até hoje (28/9) no Centro de Convenções de Pernambuco, é promovido pela Bett Brasil, organizadora do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.

A Jornada Bett Nordeste iniciou as discussões em torno da Educação Básica, da necessidade de transformação na Educação e na Aprendizagem. Para Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil, todos os debates e diálogos do evento tiveram como foco a educação brasileiro como um todo, mas especialmente a Educação Básica, nível essencial para a formação dos estudantes. “A proposta aqui na Jornada Bett Nordeste é dialogar para transformar, para ajudar a melhor a qualidade da educação brasileira, ao mesmo tempo proporcionar a articulação com todo o sistema educacional e com todos os atores deste segmento”.

Na abertura do evento, a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Tárcia Regina da Silva, destacou a importância da escuta no processo educacional. “A Educação Básica é um dos grandes desafios do Governo de Pernambuco. Pensamos em estratégias com regime de colaboração, que inclui infraestrutura, processos pedagógicos para ajudar os municípios e a questão da alfabetização na idade certa. Tão importante quanto é ampliar a escuta com os professores nas 1.056 escolas do Estado. Estamos criando estratégias de diálogo, apontando a necessidade da escuta para compreender o que funciona, o que não funciona, o que é bom e o que não é”, disse Tárcia, que complementou: “Diálogo não é imposição. Deve ser pautado pelo que o outro diz. E a gente precisa se educar para o diálogo e a escuta, que é desafiadora quando se faz de forma institucional. Nesse sentido, outro desafio é entender e escutar a partir da diversidade, e por isso ouvir também as comunidades indígenas, quilombolas e do campo”.

Também presente na abertura, José Ricardo Diniz, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (SINEPE-PE) abordou a discussão em torno das transformações educacionais. “Para discutir a educação e especialmente a educação básica precisamos entender que quem transforma não transforma sozinho. Tem que ser uma transformação global, requer amplitude. A pandemia provocou transformação, afetou a alfabetização de forma forte, e a ressonância estamos percebendo agora. Assim, a inovação, o avanço tecnológico e a flexibilização curricular são necessidades nesse processo de transformação que estamos vivenciando”, destacou Diniz.

Por fim, a mesa de abertura também recebeu Domingos Sávio Alcântara Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, que ressaltou a relevância da Jornada Bett Nordeste, que traz para o debate temas essenciais à Educação Básica. “É uma excelente oportunidade para discutir esse tema e sentir as experiências, as dores e as preocupações que esses educadores têm no dia a dia. Também é importante ressaltar a transformação digital, mas pensar que digital não é apenas tecnologia num mundo que muitos não têm acesso à conectividade e aos meios tecnológicos. Por isso, as escolas precisam se transformar para acompanhar nesse momento que alunos, professores e pais vivenciam esse momento de rápida transformação na educação”, disse Machado.

No período da tarde, um dos painéis apresentados na Jornada Bett Nordestes foi “Estratégias e Práticas Inovadoras para a Aprendizagem Significativa”, com Karina Nones Tomelin, idealizadora da EducaBox, e André Kraucher, coordenador de Customer Loyalty da International School Education. O painel foi moderado por Mirella Araújo, repórter do Jornal do Commercio (PE).

Tomelin apontou a questão do professor que atua em sala de aula de forma automática, um aspecto que é da própria docência. “A reflexão sobre as metodologias ativas exige que o professor realize pequenas mudanças em sala de aula, que irão surtir efeitos no seu cotidiano, isso faz parte do processo de inovação. Ou seja, deixar de reproduzir uma aula essencialmente explosiva, pensar em estratégias para mudanças mesmo que pequenas para o seu dia a dia. O mais interessante é que o painel cumpriu a sua função ao oferecer essas ferramentas para os professores, que querem aplicar essas metodologias ativas já no dia seguinte em suas escolas”.

Mediada por Murillo Campos, coordenador de Conteúdo da Bett Brasil, e com participação das especialistas Karina Nones Tomelin (EducaBox), e Carol Stancati, Diretora da Skies Learning, o tema "Como criar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, priorizando o desenvolvimento pessoal como um pilar de melhoria da prática docente?" apresentou um panorama sobre aprendizagem para vida. "Existem uma tendência de o professor cair no piloto automático, por estar desmotivado, fruto e reflexo do pós-pandemia, com o emocional abalado. Então, a discussão é como acolher o professor e a comunidade escolar como um todo. Outra impressão importante deste painel foi perceber a necessidade de todos manterem um olhar curioso, que se estende para muito além da comunidade escolar”, disse Stancati, da Skies Learning.

No painel “Caminhos para uma nova jornada: aprendizagem ao longo da vida”, Mekler Nunes, Diretor Nacional da Amco Brasil, provocou o público com um tema que importa para toda e qualquer pessoa, seja alunos, gestor, professor. “Abordamos alguns pilares importantes como o fator de decisão, a interdisciplinariedade, o olhar para o ser humano com potencial, sem limitar a sua aprendizagem, e a provocação para que aconteça a aprendizagem efetiva para a vida toda: ‘qual foi a última vez que você aprendeu algo novo?’”

A Jornada Bett Nordeste teve ainda duas Palestras Inspiradoras: uma sobre "O professor e os diálogos internos: o poder do autoamor na docência", com o cofundador e embaixador da Educa, Rossandro Klinjey, e "Como conectar ideias e iniciativas para promover autonomia?", com Davi Braga, investidor e fundador da RealDeal Ventures (ecossistema empresarial).

Feira de Negócios 

 A área de exposição da Jornada Bett Nordeste está repleta de novidades em produtos, soluções e serviços para o setor de Educação. Expõe no evento marcas como SOMOS Educação, Árvore, Skies Learning, isaac, Zoom Education for Life, e-Schooling, MVC Editora, Lanchecard, Desk Móveis Escolares, ViewSonic, Educação Especial PE, TE Capital (Atheva), International School, STEP, Instituto Alfa e Beto, DMX Móveis, Fastrackids, Editora Futura, Estuda.com, CESAR School, Piraporiando e Start Anglo Bilingual School. 

Saiba mais no site: https://brasil.bettshow.com/jornadabettnordeste

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500