NOTÍCIAS

...

Enem: 38 mil alunos com deficiência relacionada à surdez são esperados

Para eles, o Inep disponibilizará, ao todo, 70.411 recursos de acessibilidade nesta edição, incluindo a videoprova em Libras

De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC), dos 47,3 milhões de alunos na Educação Básica, 61.594 possuem alguma deficiência relacionada à surdez. Por isso, dos mais de 3,9 milhões de participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, 38.101 contarão com atendimento especializado nas provas que serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, disponibilizará, ao todo, 70.411 recursos de acessibilidade nesta edição, o que inclui:

  1. Tempo adicional
  2. Tradutor-intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  3. Leitura labial
  4. Guia-intérprete
  5. Auxílio para transcrição
  6. Sala de fácil acesso

Outro recurso oferecido é a videoprova em Libras, na qual as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio visual.

A videoprova tem o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e das normas de segurança máxima do Enem. Ademais, a redação possui uma matriz de correção específica, que leva em consideração as características linguísticas desse público.

A prova é aplicada em ambientes especialmente preparados para garantir sigilo, autonomia e segurança. Após a aplicação, os participantes respondem a um questionário, também em Libras, avaliando o recurso. Esse questionário é disponibilizado na Página do Participante e pode ser acessado no fim de cada dia de aplicação.

Também é permitido utilizar materiais próprios, como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. O participante ainda pode ser acompanhado por cão-guia.

Libras

Em 2018, o Inep lançou o selo Enem em Libras, sob o qual são publicados editais, provas, cartilhas, campanhas e demais materiais dos exames e avaliações em Língua Brasileira de Sinais.

O instituto também disponibiliza a Plataforma Videoprova em Libras, que é uma ferramenta fundamental na preparação dos participantes surdos e deficientes auditivos, que têm acesso aos enunciados e às opções de respostas de edições anteriores. Isso permite uma preparação mais adequada, inclusive com acesso ao gabarito das provas.

 

Link da matéria: https://www.metropoles.com/brasil/enem-2023

 

Imagem: guia do estudante

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500