NOTÍCIAS

...

MEC e CAPES abrem 290 mil vagas em cursos EaD

É o maior número já ofertado na história da UAB, criada em 2006. A adesão aos cursos deve ser realizada até 30 de novembro

O Ministério da Educação e a CAPES abriram a oferta de 290 mil vagas, tanto de graduação quanto de especialização lato sensu , em cursos de educação a distância. O edital nº 25/2023 , voltado a instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil ( UAB ), foi publicado no dia 25 de setembro.

Trata-se do maior número de vagas já ofertadas desde a criação do programa, em 2006. As turmas dos cursos selecionados serão implementadas em municípios mantenedores dos Polos EaD UAB entre julho de 2024 e dezembro de 2026.

Os cursos a serem propostos pelas instituições deverão pertencer a três áreas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (licenciaturas e especializações); formação de agentes públicos, e desenvolvimento econômico social e regional (bacharelados, tecnológicos e especializações).

A adesão aos cursos e a solicitação de cadastro de novos cursos no SisUAB, ou de atualização de dados de Polos, devem ser feitas entre 21 de setembro e 30 de novembro, enviando ofício para editais.uab@capes.gov.br. Já as propostas serão recebidas no Sistema Integrado da CAPES (Sicapes) no link inscricao.capes.gov.br de 8 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024. A divulgação final será em março e as ofertas serão confirmadas em maio.

Novidades
O edital inova ao ampliar a parceria entre a CAPES e o Ministério da Educação (MEC) para formação de professores da educação básica nas temáticas de atuação das secretarias do ministério.

Além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que já oferta cursos, serão incluídos temas propostos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) para formação de gestores escolares, e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), na temática de educação ambiental.

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação. Por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.

 

Link da matéria: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/mec-e-capes-abrem-290-mil-vagas-em-cursos-ead

 

Imagem: istockphoto

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500