NOTÍCIAS

...

Inep disponibiliza cartilha de redação para o Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está disponibilizando as principais orientações

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está disponibilizando as principais orientações para a elaboração da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

A cartilha do participante informa sobre a Matriz de Referência da prova e também apresenta amostras de redações que receberam pontuação máxima na última edição do Enem. Neste ano, a prova de redação acontecerá no dia 5 de novembro.

Como de costume, a redação do Enem pede uma produção de um texto do tipo cartilha do participante. Daí em diante, o candidato precisa defender um ponto de vista embasado em argumentos dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Também deve elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas do texto:

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Link da matéria: https://noticias.r7.com/cidades/portal-correio/inep-disponibiliza-cartilha-de-redacao-para-o-enem-07102023

 

Imagem: guia do estudante

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500