NOTÍCIAS

...

Mais de 75% dos jovens entre 18 e 24 anos não cursam ensino superior no país

Além disso, apenas 43% conseguiram concluir o ensino médio. Os dados são do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Inep. O censo também confirmou a tendência de crescimento da Educação à Distância, já presente nas últimas edições: 66% dos estudantes jovens escolheram a modalidade ao ingressar na graduação em 2022.

Mais de 75% dos jovens entre 18 e 24 anos não cursam ensino superior no Brasil, enquanto que apenas 43% conseguiram concluir o ensino médio. Os dados são do Censo da Educação Superior 2022, divulgados nesta terça-feira pelo Inep. Além disso, 21,2% largaram o ensino médio antes da conclusão, 10% ainda frequentam o ensino médio, e 1% está cursando o ensino fundamental.

O censo também confirmou a tendência de crescimento da Educação à Distância, já presente nas últimas edições. A primeira vez que a modalidade EAD superou os cursos presenciais ocorreu em 2020, durante a pandemia da covid-19.

Ao todo, 4,7 milhões de estudantes ingressaram em cursos de graduação no ano passado, sendo que 3,1 milhões escolheram a opção EAD — o que representa 66% do total. Na rede pública, 87% dos ingressantes escolheram curso presencial, na rede privada, 71% escolheram cursos à distância.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o cenário é “alarmante e desafiador” e disse que o governo federal vai atuar para regular os cursos EAD no país.

"Claro que é um processo que se acelerou com a pandemia, pela facilidade de acesso das pessoas à comunicação, ao conhecimento, mas é surpreendente o crescimento. O papel do MEC é de coordenar e regular. Então exige um sinal amarelo, ou senão um sinal vermelho, para que a gente possa tomar medidas importantes", explicou.

Segundo o ministro, o MEC já identificou pelo menos 16 cursos superiores que não poderão ser feitos à distância, como enfermagem, direito, odontologia e psicologia, que já estão suspensos. Outros 12 cursos ainda entrarão em debate, por meio de consulta pública.

Além disso, o Censo também mostrou que apenas 48% dos alunos que concluíram o Ensino Médio fizeram o ENEM. Entre os cursos de graduação com maior úmero de matrículas estão: pedagogia, direito, administração, enfermagem e contabilidade.

 

POR DEBORAH FORTUNA - Link da matéria: https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/422047/mais-de-75-dos-jovens-entre-18-e-24-anos-nao-cursa.htm

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500