NOTÍCIAS

...

Alunos de escolas particulares saltam 182 pontos na frente de alunos de escola pública em redação do Enem

As datas do Enem para o ano de 2023 já estão definidas: o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro

No estudo “Análise da evolução e disparidades nas pontuações do Enem”, realizado pela edtech AIO Educação, os dados indicam uma diferença significativa no desempenho entre estudantes de escolas privadas e públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A vantagem dos alunos de instituições privadas na avaliação escrita é de 182 pontos, uma diferença que tem aumentado nos últimos anos.

De acordo com os dados obtidos a partir do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa diferença é quase três vezes maior do que a observada nas matérias objetivas, que atingiu 67 pontos em 2022, o nível mais baixo dos últimos oito anos.

As datas do Enem para o ano de 2023 já estão definidas: o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. No entanto, é importante ressaltar que os dados específicos sobre as pontuações do Enem por escola não têm sido divulgados há três anos, sendo obtidos através do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Inep.

Segundo os dados disponíveis, a pontuação média para as provas objetivas nas escolas privadas é de 562 pontos, comparado aos 495 pontos alcançados pelas escolas públicas. Já na prova de redação, as médias são respectivamente de 736 e 554.

Durante a pandemia, houve um aumento modesto no desempenho médio das escolas públicas, contrariando expectativas. Nas escolas privadas, no entanto, houve uma diminuição devido à crise sanitária.

Antes da pandemia, em 2019, as escolas públicas tinham uma pontuação média de 493 no Enem. No ano seguinte, esse número subiu para 499, e em 2022 alcançou seu melhor resultado desde 2015, com uma média de 506 pontos. Já as instituições privadas passaram de 599 pontos antes da pandemia para 586 em 2021, com uma recuperação parcial no ano passado.

Os dados também mostram que há uma relação entre as pontuações escolares e o nível educacional das mães dos estudantes. Nas escolas onde a maioria das mães nunca frequentou a escola, a pontuação média nas provas do Enem no ano passado foi de 426,15. Por outro lado, nas instituições onde a maioria das mães completou o ensino fundamental (séries 1 a 5), o desempenho aumentou para uma média de 476,11.

O estudo completo realizado pela AIO Educação pode ser acessado através do link fornecido no texto. Essas informações são essenciais para entender as disparidades existentes entre estudantes de escolas públicas e privadas no Enem e evidenciam a necessidade de medidas para reduzir essa desigualdade educacional.

 

Link da matéria: https://notavitoria.com.br/alunos-de-escolas-particulares-saltam-182-pontos-na-frente-de-alunos-de-escola-publica-em-redacao-do-enem-a-disparidade-impressionante/

 

Imagem: quero bolsa

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500