NOTÍCIAS

...

Dezenas de estados americanos acusam, na Justiça, a Meta de prejudicar a saúde mental de crianças e jovens

Os estados pedem que a dona do Facebook e do Instagram seja multada e obrigada a remover ferramentas consideradas perigosas para crianças e adolescentes.

Dezenas de estados americanos foram à Justiça contra a Meta, a empresa dona do Facebook e do Instagram. A acusação é de prejudicar a saúde mental de crianças e jovens.

Quem nunca passou horas navegando no Instagram ou no Facebook? Para muitos, se tornou um vício difícil de combater. É ainda mais perigoso para crianças e adolescentes. Isso levou 41 dos 50 estados americanos, além da capital, Washington, a entrarem na Justiça com diversos processos simultâneos contra a Meta - dona dessas plataformas. Eles alegam que a companhia contribuiu para a atual crise de saúde mental dos jovens nos Estados Unidos.

O maior processo, com participação de 33 estados, foi aberto na Califórnia. O procurador-geral do estado disse que o problema requer uma resposta nacional.

“Nossa investigação descobriu que a Meta enganou os usuários e colocou nossas crianças em perigo”, diz.

O processo afirma que a Meta se aproveitou de tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair e envolver crianças e adolescentes. O texto segue: “O objetivo da empresa é o lucro e, ao tentar maximizar o ganho financeiro, a Meta repetidamente enganou o público sobre os riscos das plataformas de mídia social”.

O processo alega, ainda, que a empresa usa de forma consciente ferramentas - como as de notificações e rolagem infinita - para prender os jovens nas plataformas, e também sabe que outros recursos - como filtros e curtidas - têm impacto negativo na autoestima deles.

Os estados pedem que a Meta seja multada e obrigada a remover ferramentas consideradas perigosas para crianças e adolescentes. Juntas, essas ações representam o maior processo legal contra a empresa dentro dos Estados Unidos. Um esforço que uniu republicanos e democratas.

Em 2021, a ex-gerente de produto do Facebook Frances Haugen afirmou em um depoimento ao Senado:

“A liderança da empresa sabe como tornar o Facebook e o Instagram mais seguro”.

Nesta terça-feira (24), o procurador-geral do estado do Colorado disse que é necessário agir para garantir que a saúde pública e a saúde mental das pessoas estejam acima do lucro das empresas.

A Meta afirmou que compartilha o compromisso dos procuradores-gerais em proporcionar aos adolescentes experiências online seguras e positivas, e afirmou que já introduziu mais de 30 ferramentas para apoiar os adolescentes e suas famílias.

Link da matéria: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/10/24/dezenas-de-estados-americanos-acusam-na-justica-a-meta-de-prejudicar-a-saude-mental-de-criancas-e-jovens.ghtml

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500