NOTÍCIAS

...

Enem 2023: candidatos prejudicados por locais de prova distantes poderão fazer o exame em dezembro

São cerca de 50 mil estudantes afetados, diz Inep. Reaplicação, marcada para 12 e 13 de dezembro, só será opção para quem estiver a mais de 30 km do endereço do exame.

Os cerca de 50 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas terão o direito de participar da avaliação em outra data, caso queiram: 12 e 13 de dezembro, em endereços que ainda serão informados. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (30), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Desde a divulgação dos locais de prova, na última terça-feira (24), as redes sociais foram tomadas por reclamações de estudantes.

Quando é o Enem para a maioria? Dá para comparar as notas? As datas originais do Enem 2023 são 5 e 12 de novembro. Como ele é corrigido por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI, que mede a coerência das respostas), é possível comparar o desempenho de alunos que fizeram edições diferentes da avaliação.

O que os alunos prejudicados precisam fazer? O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos peçam para participar do Enem na nova data. Segundo o órgão, o sistema analisará as informações no período de 13 a 17 de novembro (ou seja, o primeiro domingo da data original já terá passado).

Descubra seu local de prova do Enem

Os locais de prova onde cada candidato fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão no cartão de confirmação, na Página do Participante.

O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo).

Como consultá-lo? Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.

Apesar de a impressão do cartão não ser obrigatória, a recomendação do Inep é imprimir e levar esse cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Assim, o candidato evitará confundir o endereço onde prestará o Enem.

Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:

  1. pesquisar o endereço do seu local de prova;
  2. verificar a distância e o tempo de deslocamento;
  3. e, se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.

O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.

Datas das provas

5 de novembro

  1. 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  2. 45 questões de ciências humanas; e
  3. redação.

12 de novembro

  1. 45 questões de matemática; e
  2. 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  1. Abertura dos portões: 12h
  2. Fechamento dos portões: 13h
  3. Início das provas: 13h30
  4. Término das provas no 1º dia: 19h
  5. Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

 

Link da matéria: https://g1.globo.com/educacao/enem/2023/noticia/2023/10/30/enem-2023-candidatos-prejudicados-por-locais-de-prova-distantes-poderao-fazer-o-exame-em-dezembro.ghtml#

 

Imagem: guia do estudante

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500