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Governo de SP reduz de 12 para 3 itinerários do Ensino Médio e amplia carga horária de matemática e português

Novo currículo foi apresentado na sexta (17) aos supervisores de ensino. Mudança também reduz aulas de artes, filosofia e robótica.

O governo de São Paulo divulgou na sexta-feira (17) as mudanças previstas no novo currículo das escolas da rede paulista. As alterações entram em vigor em 2024.

No Ensino Médio, os itinerários formativos, que compreendem as áreas de conhecimento às quais os estudantes podem escolher, foram reduzidas de 12 para 3, e passam a ser:

  1. Exatas, ciências da Natureza e Linguagens
  2. Ciências humanas
  3. Ensino Médio Técnico

A alteração amplia as aulas de português e matemática e reduz a carga horária de artes, filosofia, sociologia e robótica. Também prevê eliminar as matérias eletivas.

Segundo a Secretaria da Educação, a mudança tem como objetivo diminuir defasagens educacionais e preparar os estudantes para o vestibular.

Também será incluída no currículo a disciplina de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

"O tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa foi ampliado em 60% (considerando as aulas de língua portuguesa e redação e leitura) e de matemática em 70% (considerando as aulas de matemática e educação financeira). Outra demanda atendida da rede foi reinclusão das aulas de física, geografia e história na 3ª série do Ensino Médio, com duas aulas de cada matéria na última etapa do Ensino Médio", diz a pasta em nota.

Ainda de acordo com a secretaria, as aulas eletivas serão trabalhadas "de maneira transversal, adequada à trilha escolhida pelos estudantes".

"As disciplinas de arte, filosofia, sociologia e tecnologia e robótica, que passam a ter duas aulas no Ensino Médio, serão aprimoradas na matriz curricular dos itinerários formativos. Ou seja, estudantes que optarem pela área de Humanas, terão quatro aulas de arte e mídias digitais e outras quatro aulas de filosofia e sociedade moderna. As aulas de robótica serão inseridas no itinerário formativo de Exatas, com oito aulas complementares de tecnologia e robótica."

Nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, os estudantes passarão a ter duas aulas semanais de orientação de estudos "também com o objetivo de recuperar defasagens."

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será:

  1. Na 3ª série: Será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura;
  2. Na 2ª série: Além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura;
  3. Na 1ª série do Ensino Médio: Atualmente são cinco aulas semanais de língua portuguesa. A partir de 2024, serão seis aulas semanais, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.

Para o aprendizado de matemática, a carga horária será:

  1. Na 3ª série: Os estudantes passam a ter três aulas de matemática (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira;
  2. Na 2ª série: Serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira;
  3. Na 1ª série do Ensino Médio: Serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.

Física, geografia e história de voltam à 3ª série do Ensino Médio

As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio com duas aulas na semana para cada disciplina, "em resposta à demanda de estudantes e professores da rede."

Até 2023, essas três disciplinas não estavam contempladas na matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio.

Por que o Ensino Médio mudou de novo?

O Novo Ensino Médio, apresentado em 2016 pelo governo de Michel Temer por medida provisória, dividiu a carga horária em duas partes: uma obrigatória, chamada Formação Geral Básica, com 60% da carga horária total dos três anos dessa etapa, e outra chamada de Itinerários Formativos, ou seja, uma formação específica que cada estudante poderia escolher, a partir de opções oferecidas pelas escolas.

E cada estado poderia definir como oferecer essas disciplinas.

São Paulo foi uma das primeiras redes estaduais a aprovar um currículo de itinerários formativos e implementar o projeto a partir de 2021, ampliando a carga horária da parte optativa ao longo da etapa e oferecendo 11 itinerários formativos mesclando áreas do conhecimento, além de um itinerário de ensino técnico com 12 opções de cursos diferentes.

Em 2023, os primeiros estudantes do Novo Ensino Médio chegaram ao último ano com a maior parte da grade horária com disciplinas que eles consideravam superficiais e distantes do conteúdo que teriam que estudar para o vestibular. Os protestos contra a nova política levaram o Ministério da Educação a lançar uma consulta pública entre abril e o início de julho.

Feder, assim que assumiu a pasta, já havia anunciado que estudaria medidas para reduzir a quantidade de itinerários.

 

Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/17/governo-de-sp-reduz-de-12-para-3-itinerarios-do-ensino-medio-e-amplia-carga-horaria-de-matematica-e-portugues.ghtml

 

 

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