NOTÍCIAS

...

Governo de SP adia Provão Paulista por causa greve de trem e metrô

Prova estava marcada para os dias 28 e 29 de novembro

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu nesta sexta-feira (24) adiar a aplicação do Provão Paulista, avaliação que promete oferecer mais oportunidades para que estudantes de escolas públicas consigam entrar no Ensino Superior, por conta da paralisação de metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp agendada para terça-feira (28).

Matriculados na 3ª série do ensino médio fariam o teste nos dias 28 e 29. Agora, eles realizam os testes nos dias 29 e 30 de novembro. Já os estudantes da 1ª e 2ª séries, com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, farão os exames nos dias 1º e 4 de dezembro.

Veja o calendário:

Alunos do 3º ano do Ensino Médio: nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, respectivamente.

Estudantes do 1º e 2º anos: nos dias 1º (sexta) e 4 de dezembro (segunda).

Segundo o governo, a solução encontrada tem por objetivo “não prejudicar os estudantes da rede estadual, que em sua maioria dependem do transporte público”.

Apesar de a greve no transporte afetar somente a capital e a região metropolitana, a mudança nas datas do Provão Paulista acontecerá em todos os 645 municípios do estado.

A partir do Provão, os alunos poderão ter acesso a 15.369 vagas distribuídas nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

Conforme a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP), o exame foi criado para ampliar o ingresso de alunos das escolas públicas nestas instituições.

As avaliações do Provão Paulista Seriado serão aplicadas pela Fundação Vunesp. De acordo com a Seduc-SP, a nova prova educacional não exclui a possibilidade dos estudantes realizarem as provas próprias das universidades, como a Fuvest e a Comvest.

Segundo o governo de São Paulo, 1,2 milhão de estudantes estão inscritos para as provas.

 

Link da matéria: https://cultura.uol.com.br/noticias/62791_governo-de-sp-adia-provao-paulista-por-causa-greve-de-trem-e-metro.html

 

Imagem: pexels - george-dolgikh

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500