NOTÍCIAS

...

Ensino médio tem maior taxa de evasão e repetência da educação básica, diz MEC

A etapa de educação registrou 5,9% de evasão e 3,9% de repetência, conforme o Censo Escolar 2023

O ensino médio é a etapa com maior índice de evasão e repetência da educação básica, com 5,9% e 3,9%, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quinta-feira (22), em cerimônia de apresentação do Censo Escolar 2023.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, será necessário implementar medidas para reverter esse quadro, sendo o programa Pé-de-Meia um dos principais auxiliares desse processo.

“Não podemos deixar ninguém para trás! O Pé-de-Meia complementa uma série de iniciativas do governo federal para tornar a escola mais atrativa. É por isso que queremos mais vagas para a Escola em Tempo Integral e mais conectividade para fins pedagógicos nas instituições de educação básica de todo o Brasil ”, afirmou no evento.


O levantamento apontou que, entre 2020 e 2021, as maiores taxas de repetência e evasão atingiram, em sua maioria, as populações mais vulneráveis. A modalidade de educação escolar quilombola registrou o maior número de reprovações, com 11,9%. Em seguida, estão a educação indígena ( 10,7% ), a rural ( 5,2% ) e a especial ( 3,7% ).

Já as escolas urbanas tiveram uma taxa de repetência de 3,9%. Em relação à evasão nessa etapa de ensino, a taxa do público masculino foi maior, com 7,3%, enquanto a do feminino foi de 4,5%.

No recorte por modalidade educacional do ensino médio, a educação escolar urbana teve uma taxa de evasão de 5,9%. Esse percentual aumenta para 6,2% na educação especial. A lista é completada, respectivamente, pela educação rural ( 5,9% ), indígena ( 5,2% ) e quilombola ( 4,6% ).

 

Link da matéria: https://cultura.uol.com.br/noticias/64551_ensino-medio-tem-maior-taxa-de-evasao-e-repetencia-da-educacao-basica-diz-mec.html

 

Imagem: freepik

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500