NOTÍCIAS

...

Pesquisa aborda interesse dos jovens no Exame Nacional do Ensino Médio

Estudantes inscritos na edição de 2023 têm até amanhã, 8/3, para participar da pesquisa. Participação é fundamental para melhorias no exame

O que levou estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 a não fazerem o exame? Para mapear os motivos da ausência desses participantes, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciaram, com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a aplicação da pesquisa “Participação dos Estudantes no Enem 2023”.

O levantamento tem como objetivo identificar os motivos que levam à abstenção e aperfeiçoar a logística do exame para as próximas edições. Os estudantes têm amanhã, 8 de março, para responder ao questionário .

 - Entre as causas listadas pela pesquisa, estão: chegar atrasado no local de prova devido às dificuldades com o transporte ou pela distância; local de aplicação não tinha conforto suficiente; problemas de saúde; dificuldade para acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição; entre outros.

O questionário foi enviado por e-mail no dia 27 de fevereiro para todos os inscritos. Vale lembrar que, ao finalizar a pesquisa, o participante não poderá acessar a ferramenta novamente. O link para participação é pessoal e intransferível.

Oportunidade – Quem faz o Enem tem pelo menos três oportunidades de cursar uma graduação. A primeira oportunidade é com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para as universidades e os Institutos Federais (além de instituições públicas estaduais e municipais). Quem não conseguir uma vaga nas instituições públicas ainda tem a chance de tentar bolsas (integrais ou de 50%) nas instituições particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Nesse processo seletivo, os candidatos são pré-selecionados em duas chamadas, com muitas chances de ingresso. Quem não conseguir a bolsa nessas etapas ainda pode disputá-la por meio de lista de espera. Existe ainda uma terceira possibilidade, que é ingressar em uma faculdade particular com financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Link da matéria: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202403/pesquisa-aborda-interesse-dos-jovens-no-enem

 

Imagem: quero bolsa

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500