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Pesquisa revela que metade dos alunos não concluem ensino fundamental no tempo e idade certa

De acordo com os dados, 52% da população nascida entre 2000 e 2005 conseguiu concluir na idade adequada

Metade dos alunos das escolas brasileiras não conseguem concluir o ensino fundamental dentro da idade certa e com trajetória regular, aponta uma pesquisa do Observatório da Fundação Itaú divulgada nesta segunda-feira, 18. 

O estudo analisou dados entre 2007 e 2019 de estudantes brasileiros nascidos entre 1º de julho de 2000 e 30 de junho de 2005. A pesquisa é uma parceria dos pesquisadores Chico Soares, Clarissa Guimarães Rodrigues, Izabel Costa da Fonseca e Maria Teresa Gonzaga Alves.

De acordo com o levantamento, 52% da população nascida entre 2000 e 2005 conseguiu concluir o ensino fundamental na idade adequada, que são nove anos, e 41% finalizaram o ensino médio na idade esperada, doze anos.

Cerca de 10% dos estudantes saíram do sistema de ensino antes de completar o ensino fundamental. No ensino médio, o percentual é ainda maior: cerca de 28%. 

Trajetórias educacionais
De modo geral, as trajetórias educacionais, período desde o ingresso no sistema educacional até a conclusão, são poucos regulares para os estudantes da educação básica. Porém, o que chama a atenção é a regularidade desse ponto em estudantes do sexo masculino, que estudam em escolas de baixo nível socioeconômico, com deficiência, negros e indígenas. 

Segundo o estudo, a trajetória de estudantes do ensino fundamental que se enquadram em um Nível Socioeconômico (NSE) mais baixo é de 38%, enquanto os que têm um NSE mais alto é de 70%. 

Quando olhamos mais profundamente dentro dessas minorias, os estudantes mais prejudicados são os indígenas, com apenas 23% de trajetória regular. Seguidos pelos estudantes pretos e pardos, com números entre 46% e 41%. Os alunos brancos possuem um índice de 62%.

“O resultado que chamou muito a atenção foi a questão em termos de raças e etnias. Entre os estudantes brancos [...] são seis em cada dez estudantes que têm trajetória regular entre a população branca. Entre a população negra, ai já vai caindo. Fica quatro em cada dez crianças com trajetória regular, mas em indígenas é dois em cada dez”, destacou Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório da Fundação Itaú.

Esmeralda aponta que dados sobre esse direito são muito invisibilizados e mostram o tamanho da desigualdade. “A gente não está olhando para populações que precisam, para as populações vulneráveis e foi o que mais nos impactou”, explicou. 

De 100 estudantes com deficiência, 78 não concluem o ensino fundamental na idade certa. Segundo o levantamento, mais da metade dos estudantes com deficiência, cerca de 64%, possuem trajetórias com irregularidades.

Método de pesquisa
Os pesquisadores explicam que o estudo foi feito usando como base o acompanhamento do estudante ao longo de sua passagem pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. Foram observados dois pontos de análise: a trajetória de nove anos, do 1º ao 9º ano, e a trajetória de 12, que é o período completo, do 1º ao 9º ano, mais o ensino médio. 

A partir desse corte, foram analisados dados do banco longitudinal do Censo Escolar da Educação Básica de 2007 a 2019, analisando a população nascida entre 1º de julho de 2000 e 30 de junho de 2005. 

“O indicador de trajetória educacional é construído a partir de informações sobre as matrículas dos estudantes em cada ano escolar, a situação do estudante ao final do ano letivo e sua situação no ano letivo subsequente. Além disso, consideramos as variáveis sexo, raça/cor e necessidades especiais do “Censo escolar” e trouxemos informações sobre o nível socioeconômico das escolas, calculado com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Cadastro Único”, explicaram os estudiosos na pesquisa. 

Para Esmeralda, estudos como esse são essenciais para o monitoramento da garantia do direito à educação e acompanhar a qualidade do ensino no Brasil. 

“A partir desse indicador nós queremos ter uma mensagem-chave que é a garantia do direito à educação não pode ser medida só a partir da aprendizagem. Para termos aprendizagem vai ser necessário, primeiro, que a criança possa acessar a escola e, segundo, que ela permaneça para que possa aprender”, pontua Macana.

 

Por Gabriella Reis - Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/pesquisa-revela-que-metade-dos-alunos-nao-concluem-ensino-fundamental-no-tempo-e-idade-certa,5257bd76eb6a16108a47d2c4319a54bag02h437j.html?utm_source=clipboard

 

Imagem: pexels - george-dolgikh

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