O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do candidato.
A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que representa a relação entre a probabilidade do participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área de avaliação e as características dos itens.
Em cada uma das quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), o cálculo é feito a partir de uma escala que é como uma régua, medindo o nível de compreensão do participante.
A metodologia considera a particularidade de cada item, com as notas não dependendo da quantidade de questões, mas de como elas são compostas.
Por exemplo: duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas distintamente, dependendo de quais itens estão corretos ou errados, podendo, assim, ter notas diferentes.
O desempenho médio dos candidatos está no meio da régua, com os 500 pontos. As questões ocupam posições diferentes, conforme seu nível de dificuldade.
As perguntas situadas abaixo de 500 possuem um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes. As que estão acima de 500, maior.
Sendo assim, se alguém acerta as questões mais complicadas e erra as que são consideradas mais fáceis, pode ter “chutado” as respostas. A partir disso, o estudante terá uma nota inferior a quem acertou o mesmo número de perguntas mais fáceis e errou as que são mais complexas.
A redação do Enem não utiliza a Teoria de Resposta ao Item e é corrigida por, pelo menos, dois avaliadores, graduados em Letras ou Linguística.
A correção é feita de forma independente, sem que um professor conheça a nota atribuída pelo outro, a partir de cinco competências:
Os avaliadores atribuem uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências.
A soma dos pontos compõe a nota de cada professor, que pode chegar até 1.000 pontos.
A nota final de cada participante é a média aritmética das notas totais de ambos os avaliadores.
É considerado que houve discrepância entre as notas dos dois professores se for registrado mais de 100 pontos de diferença no total ou uma diferença superior a 80 pontos na avaliação das competências.
Caso a diferença aconteça, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.
Se a discrepância persistir mesmo com uma terceira avaliação, a redação será avaliada, novamente, por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final.
O título da redação é um elemento opcional. Embora seja considerado uma linha escrita, não é avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências de referência.
Entretanto, ele pode levar à nota zero na redação, caso tenha alguma característica que é passível de anulação, como: desenhos, sinais gráficos sem função evidente, impropérios, entre outros.
A redação pode ser zerada se apresentar as seguintes características:
As partes desconectadas do tema proposto são reflexões do participante sobre o processo de escrita, a prova ou o seu desempenho no exame.
As seguintes ações também podem ser consideradas:
Por Douglas Porto - Link da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/enem-2023-entenda-como-a-nota-do-exame-e-calculada/#:~:text=Os%20avaliadores%20atribuem%20uma%20nota,totais%20de%20ambos%20os%20avaliadores.
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